Deloitte encontra executivos otimistas sobre a Indústria 4.0, mas sem confiança na influência e preparação de suas empresas

Deloitte encontra executivos otimistas sobre a Indústria 4.0, mas sem confiança na influência e preparação de suas empresas

Pesquisa mundial examina as opiniões de executivos de nível C sobre a preparação para os efeitos da Quarta Revolução Industrial na sociedade, estratégia, força de trabalho e investimentos em tecnologia

PR Newswire

DAVOS, Suíça, 22 de janeiro de 2018

DAVOS, Suíça, 22 de janeiro de 2018 /PRNewswire/ -- Executivos de alta gerência e líderes de órgãos públicos de todo o mundo não confiam no nível de preparação de suas empresas para influenciar e aproveitar as oportunidades oferecidas pela Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0), de acordo com um relatório de pesquisa da Deloitte Global intitulado "The Fourth Industrial Revolution is Here – Are You Ready?" ("A Quarta Revolução Industrial já chegou – você está preparado?", tradução livre).

A Indústria 4.0 se caracteriza pela união de tecnologias digitais e físicas, como análise, inteligência artificial, computação cognitiva e Internet das Coisas (IoT). A Deloitte Global realizou uma pesquisa com 1.600 executivos de nível C em 19 países, assim como algumas entrevistas ao vivo para verificar seu nível de preparo para aproveitar a Indústria 4.0 de modo a beneficiar clientes, funcionários, comunidades e outras partes interessadas.

"As tecnologias que estão avançando de forma acelerada e promovendo a Indústria 4.0 estão trazendo mudanças sociais e econômicas rápidas em um ambiente inédito de conectividade global e mudança demográfica", disse Punit Renjen, CEO da Deloitte Global. "Trata-se de um momento de excelentes oportunidades, mas também de riscos. Realizamos essa pesquisa para compreender melhor como os executivos estão lidando com essa mudança generalizada e para descobrir áreas em que eles podem influenciar de maneira mais eficiente as maneiras em que a Quarta Revolução Industrial afeta suas empresas e a sociedade."

As perguntas se concentraram em quatro temas principais: impacto social, estratégia, talento/força de trabalho, e tecnologia. Os resultados da pesquisa revelam que os executivos compreendem conceitualmente as mudanças que a Indústria 4.0 acarretará, mas que não têm uma visão clara de como devem agir para se beneficiar dessas mudanças. A pesquisa revelou níveis variados de contradição nas quatro áreas de impacto:

Impacto social:

Otimismo versus responsabilidade – Os executivos veem um futuro mais estável e com menos desigualdade, mas estão menos confiantes quanto ao papel que eles e suas empresas podem desempenhar para influenciar a sociedade na era da Indústria 4.0.

Estratégia:

Estático versus dinâmico – Os executivos reconhecem que talvez não estejam prontos para aproveitar as mudanças associadas à Indústria 4.0, mas essas reservas não os compeliram a modificar suas estratégias.

Talento/força de trabalho:

Evolução versus revolução – Os executivos não estão confiantes de que possuem os talentos apropriados para ter sucesso na Indústria 4.0. Porém, sentem que estão fazendo tudo que podem para criar a força de trabalho apropriada, apesar de o item "talentos" não estar em destaque na sua lista de prioridades.

Tecnologia:

Com dificuldades versus preparados – Os executivos compreendem que precisam investir em tecnologia para promover novos modelos comerciais. Porém, estão tendo dificuldades para criar um caso de negócios que abarque integralmente as oportunidades da Indústria 4.0 devido a uma falta de alinhamento estratégico interno e foco em curto prazo.

A pesquisa revelou que, em termos gerais, os executivos de todo o mundo estão nos estágios iniciais do processo de preparação das suas empresas para aproveitar todo o potencial da Indústria 4.0. Eles precisarão aproveitar as oportunidades para fortalecer as principais conexões que beneficiarão seus clientes, seu pessoal, suas empresas, suas comunidades e a sociedade de forma mais ampla:

"Creio que as pessoas com visão mais ampla serão as que terão sucesso nessa nova era", disse Renjen. "Elas entenderão as relações entre as necessidades sociais e comerciais; entre os resultados financeiros e as estratégias inovadoras; entre a produtividade da força de trabalho e o senso de estabilidade das pessoas e seu bem-estar; entre a integração das tecnologias atuais e a criação de soluções completamente novas."

Para obter mais informações e acessar todos os resultados da pesquisa, leia o relatório aqui.

Metodologia

A Forbes Insights, em colaboração com a Deloitte Global, realizou uma pesquisa mundial com 1.603 executivos de nível C para compreender melhor suas opiniões sobre a Indústria 4.0. Todos os participantes eram membros de empresas com receita anual superior a US$ 1 milhão, com receita média de US$ 7,4 bilhões. Esses executivos ocupam posições de liderança em empresas na Austrália, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Islândia, Índia, Japão, México, Holanda, Noruega, África do Sul, Espanha, Suécia, Reino Unido e nos Estados Unidos. Os participantes da pesquisa representam 10 setores e nenhum setor constitui mais de 12 por cento da amostra total. A pesquisa foi realizada em agosto de 2017.

Sobre a Deloitte

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FONTE Deloitte

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