Coalizão CAPHR é lançada em defesa de reforma do Programa de Monografias da IARC

Coalizão CAPHR é lançada em defesa de reforma do Programa de Monografias da IARC

Coalizão busca mais transparência, estudos imparciais e conclusões verossímeis

PR Newswire

WASHINGTON, 25 de janeiro de 2018

WASHINGTON, 25 de janeiro de 2018 /PRNewswire/ -- Um grupo diverso de representantes setoriais e empresariais anunciou hoje o lançamento de uma nova coalizão em defesa de reformas do Programa de Monografias da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês). A coalizão Campaign for Accuracy in Public Health Research (CAPHR) defenderá a modernização do Programa de Monografias por meio de mais transparência e estudos imparciais que produzam conclusões verossímeis.

O Programa de Monografias, que avalia riscos de câncer, vem sendo criticado por renomados cientistas e órgãos reguladores pela sua falta de transparência, frequentes conflitos de interesse, classificações questionáveis de carcinógenos e comunicados confusos. A coalizão CAPHR foi formada para tratar de questões levantadas e ressaltadas por diversos especialistas conceituados e independentes sobre os esforços da IARC para abafar e omitir dados relevantes, assim como o histórico comprovado da organização de manipular resultados quando se trata de designar importantes classificações de carcinógenos.

"Conclusões recentes do Programa de Monografias da IARC e reportagens na mídia de que líderes do programa manipularam resultados deveriam servir de alerta para todos os governos e organizações privadas que, com suas doações, financiam o orçamento anual da IARC", diz Cal Dooley, presidente e CEO do American Chemistry Council (ACC). "Reformas devem ser uma prioridade conjunta para todos os que apoiam a missão da IARC e dependem de informações importantes da agência sobre como melhorar a saúde pública."

A coalizão conta com os seguintes parceiros:

"Fabricantes, governos e pessoas do mundo todo estão priorizando a transparência a fim de gerar confiança, promover inclusão e garantir políticas inteligentes", afirma Linda Dempsey, vice-presidente de Política de Assuntos Econômicos Internacionais da National Association of Manufacturers (NAM). "Contudo, o Programa de Monografias da IARC está flagrantemente aplicando uma política de sigilo e exclusão, proibindo participantes e observadores de discutir como as conclusões de monografias são alcançadas, chegando até mesmo a ameaçar com ações judiciais quem revelar informações sobre os procedimentos. Esses esforços sistemáticos de ocultar informações e intimidar quem demonstra preocupação vão diretamente contra os valores da IARC, da Organização Mundial da Saúde e dos estados-membros que apoiam o seu trabalho."

Como parte de seu compromisso com o desenvolvimento do Programa de Monografias da IARC, a Coalizão CAPHR lançou seus princípios de reforma. Esses princípios reforçarão a integridade dos processos do Programa de Monografias e assegurarão que a IARC atualize os métodos e premissas do Programa de Monografias a fim de refletir práticas científicas modernas em vez dos métodos ultrapassados que a agência vem utilizando desde a criação do programa, em 1969.

"Preocupações sobre a conduta e a credibilidade do Programa de Monografias estão desvalorizando a importante missão da IARC de acompanhar e ajudar no combate ao câncer, sobretudo nos países em desenvolvimento", esclarece Bob Masterson, presidente e CEO da Chemistry Industry Association of Canada (CIAC). "Os membros da CAPHR estão engajados em trabalhar com a Organização Mundial da Saúde e com as lideranças da IARC para implementar reformas essenciais para que o Programa de Monografias produza informações relevantes aos responsáveis pela saúde pública e à população."

Os membros da coalizão atuarão com o governo dos Estados Unidos e seus parceiros internacionais a fim de encorajar outras vozes dentro do segmento, de comunidades de doadores e do setor público a exigir que a IARC modernize seu Programa de Monografias.

Sobre a Campaign for Accuracy in Public Health Research (CAPHR)
A Campaign for Accuracy in Public Health Research (CAPHR) é uma iniciativa educativa e assistencial que promove estudos científicos verossímeis, imparciais e equitativos como base para definições de políticas e ajuda a população e os formadores de políticas públicas a compreenderem a importância dos estudos de saúde pública nos dias atuais. A CAPHR promove, sobretudo, a reforma do Programa de Monografias da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), expondo as deficiências, a desinformação e as consequências relacionadas ao seu trabalho.

FONTE Campaign for Accuracy in Public Health Research (CAPHR)

Voltar noticias em Português no Mundo