Biogen: pioneira em neurociência chega aos 40 anos

Biogen: pioneira em neurociência chega aos 40 anos

A companhia mais antiga e independente de biotecnologia celebra mais um aniversário com centenas de milhares de pacientes beneficiados por suas terapias

PR Newswire

SÃO PAULO, 14 de maio de 2018

SÃO PAULO, 14 de maio de 2018 /PRNewswire/ -- Em 2018, a Biogen celebra 40 anos de existência e liderança no mercado global de biotecnologia. A empresa se consolidou no ramo da neurociência desenvolvendo medicamentos para doenças neurológicas, raras, autoimunes e graves com nenhuma ou poucas opções terapêuticas, como a esclerose múltipla e a atrofia muscular espinhal. A companhia foi fundada em Genebra, Suíça, por quatro pesquisadores, incluindo os cientistas laureados pelo prêmio Nobel: Phillip Sharp e Walter Gilbert. Atualmente, a empresa tem sede em Cambridge, Estados Unidos, presença direta em 27 países e uma rede de distribuidores em outros 70.

Além do compromisso com a ciência, a Biogen tem mostrado liderança também no segmento da cidadania corporativa, cujo objetivo é criar uma companhia que possa elevar o cuidado com os pacientes e profissionais de saúde de forma sustentável e respeitar o meio ambiente. A empresa possui programas globais para melhorar a educação científica, fornecer ajuda humanitária e manter a neutralidade de carbono. A Biogen investiu mais de um US$ 1 bilhão em seus programas de apoio aos pacientes em 2016 e possui certificação de empresa neutra em emissões de carbono desde 2014.

A Biogen segue na vanguarda da neurociência com avançadas pesquisas em áreas desafiadoras como Parkinson, esclerose lateral amiotrófica e Alzheimer. Para a última, é a única empresa a ter 4 moléculas candidatas ao tratamento sendo pesquisadas simultaneamente. "É muito gratificante trabalhar em uma companhia comprometida com a ciência e em disponibilizar terapias para doenças neurológicas com necessidades não atingidas realmente capazes de mudar o curso natural de doenças tão graves. Nós construímos uma marca global de grande valor científico e responsabilidade social.", explica Sameer Savkur, diretor geral da Biogen Brasil. 

A Biogen no Brasil

Há 10 anos no Brasil, a Biogen é líder de mercado no segmento de esclerose múltipla (EM) com cinco medicamentos inovadores aprovados para o tratamento da doença e seus sintomas, três já disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, um deles, o natalizumabe, foi o primeiro medicamento para EM a ser incorporado ao rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e disponibilizado pelos planos de saúde. A companhia também tem uma terapia, já aprovada no Brasil, para uma doença rara: atrofia muscular espinhal (AME). Em tempo recorde, a Biogen conseguiu os registros sanitários e de preço do medicamento Spiranza® (nusinersena), a primeira e única terapia disponível para a AME, maior causa genética de morte de bebês e crianças.

Também, em 2008 com o objetivo de melhorar da qualidade de vida e bem-estar dos pacientes com EM, a empresa criou o BIA, um programa de apoio que oferece suporte aos portadores de EM, seus familiares e cuidadores. Com uma central de atendimento pelo telefone 0800 242 0000, a Biogen disponibiliza também uma equipe multidisciplinar apta a esclarecer dúvidas sobre o tratamento.

Já o AME+, Programa de Apoio ao Paciente de Atrofia Muscular Espinhal, disponibiliza atendimento pelo número 0800 200 0550. Após a prescrição médica, é possível obter orientações educacionais sobre a doença e orientações quanto à correta utilização do medicamento nusinersena. A equipe de atendimento do programa AME+ é composta por profissionais habilitados e capacitados disponibilizar informações acuradas e de maneira ética e individualizada, em total conformidade com os regulamentos locais aplicáveis.

Sobre a Biogen

Na Biogen, nossa missão é clara: somos pioneiros na neurociência. A Biogen descobre, desenvolve e fornece terapias inovadoras em todo o mundo para pessoas que vivem com doenças neurológicas e neurodegenerativas graves. Fundada em 1978 como uma das primeiras empresas globais de biotecnologia do mundo por Charles Weissmann, Heinz Schaller, Kenneth Murray e os ganhadores do Prêmio Nobel Walter Gilbert e Phillip Sharp. Hoje, a Biogen possui o principal portfólio de medicamentos para tratar a esclerose múltipla; introduziu o primeiro e único tratamento aprovado para atrofia muscular espinhal e está focada no avanço dos programas de pesquisa em neurociência na doença de Alzheimer e demência, Esclerose Múltipla e neuroimunologia, distúrbios do movimento, distúrbios neuromusculares, dor, oftalmologia, neuropsiquiatria e neurologia aguda. Para saber mais, visite www.br.biogen.com.

Contato para Imprensa:  
S/A LLORENTE & CUENCA 
Tuca Figueira/Dayana Cardoso
T.: +55 11 3054 3343/3054 3342

FONTE Biogen

Voltar noticias em Português no Mundo