Instituto Ecofuturo promove programa de intercâmbio intercultural com educadores chineses

Instituto Ecofuturo promove programa de intercâmbio intercultural com educadores chineses

PR Newswire

SAO PAULO, 26 de junho de 2025

Em parceria com a Suzano Ásia, projeto une educadores e especialistas da China e do Brasil

SAO PAULO, 26 de junho de 2025 /PRNewswire/ -- O Instituto Ecofuturo desenvolve, em parceria com a Suzano Ásia e com a Tongji University, da China, o "Programa de Colaboração Sino-Brasileiro em Educação e Natureza". A iniciativa reúne especialistas em educação da China, representantes do Centro de Educação Ambiental e Comunicação do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China e educadores do Centro Educacional Jabuti, de Mogi das Cruzes (SP).

O projeto tem como objetivo promover um intercâmbio intercultural entre Brasil e China por meio de atividades colaborativas e experiências imersivas em práticas de conservação e educação ambiental. A experiência formativa é baseada na metodologia do Meu Ambiente, programa desenvolvido há 15 anos pelo Ecofuturo que busca formar cidadãos mais conscientes e engajados com a conservação ambiental.

A primeira etapa do projeto foi realizada em 26 de junho, por meio de um workshop no formato híbrido com a participação de educadores e especialistas da China. Durante o encontro, o Instituto Ecofuturo apresentou as temáticas e metodologias que desenvolve no Brasil, com destaque para o Programa Meu Ambiente. Além da exposição do contexto e das abordagens utilizadas pelo Instituto, o evento proporcionou uma troca presencial entre os especialistas chineses envolvidos na iniciativa, focada em metodologias e tecnologias pedagógicas voltadas ao ensino sobre meio ambiente e biodiversidade.

Na ocasião, participaram representantes de instituições acadêmicas, como a Universidade Tongji; do setor filantrópico e corporativo, como a Fundação Fosun; e de organizações não governamentais dedicadas à conservação ambiental, incluindo o World Wide Fund for Nature China (WWF China), The Nature Conservancy China (TNC China) e o Environmental Defense Fund China (EDF China). Também estiveram presentes representantes de áreas protegidas e centros de pesquisa, como a Reserva Natural Nacional de Tangjiahe e o Jardim Botânico Chenshan de Xangai, bem como organizações da sociedade civil, como a Green Anhui e a Fundação de Conservação dos Manguezais e Áreas Úmidas de Shenzhen. O evento contou ainda com a participação de estudantes de destaque da Divisão Internacional da Escola Secundária de Xangai e da Escola de Ensino Médio de Línguas Estrangeiras de Qingpu.

"Esperamos com essa iniciativa criar uma ponte viva entre Brasil e China na agenda da educação e da natureza. Temos muito o que aprender uns com os outros, e, a partir do reconhecimento e de similaridades e diferenças, otimizar as nossas práticas para abordagens e metodologias de ensino e de proteção ambiental cada vez mais inovadoras", diz Valéria Blos, Diretora Geral do Ecofuturo.

"Como uma ponte verde entre a China e o Brasil, a Suzano Ásia está comprometida em promover o desenvolvimento sustentável. Esperamos aprofundar as colaborações para formar a próxima geração de líderes em sustentabilidade" comenta Heidi Su, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Marca da Suzano Ásia.

"Este workshop representa um salto da teoria para a prática, estabelecendo um marco de referência para a colaboração ecológica entre China e Brasil. Esperamos coescrever um novo capítulo na educação ambiental junto com a Suzano e o Ecofuturo" afirma Professor Dong Nannan, do Colégio de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Tongji.

O projeto se estende até o mês de novembro deste ano e contará com atividades presenciais entre os educadores, além de uma visita, incluindo estudantes chineses e brasileiros, ao Parque das Neblinas, onde terão a oportunidade de experienciar um intercâmbio cultural e um dia de imersão na Mata Atlântica.

Sobre o Instituto Ecofuturo   

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.   

Sobre o Parque das Neblinas  

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.  

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2720043/WhatsApp_Image_2025_06_26_at_09_17_41.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/instituto-ecofuturo-promove-programa-de-intercambio-intercultural-com-educadores-chineses-302492389.html

FONTE Ecofuturo

Voltar noticias em Português no Mundo